fbpx

Blog Artsoft para SAP Business One

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Qual a diferença do SAP Business One Hana para a versão SQL?

Até o lançamento do SAP Business One HANA o banco de dados oficial do ERP era o Microsoft SQL. Hoje é possível escolher entre o Microsoft SQL ou SAP HANA para sua plataforma de banco de dados. Mas, qual é a diferença entre as duas plataformas?

Essa é uma pergunta frequente em relação ao SAP Business One HANA, e por isso resolvemos escrever esse artigo. Aqui vamos explorar as diferenças e os benefícios das duas versões do SAP Business One.

Então, qual a diferença do SAP Business One HANA para o SQL?

O SAP HANA é uma tecnologia da própria SAP e tem como principal característica a capacidade de suportar grandes volumes de dados de maneira super rápida. Isso é possível porque ele utiliza uma tecnologia “In memory” (Processamento em memória).

Diferente do HANA o Microsoft SQL utiliza a leitura e a escrita do banco de dados através da leitura de disco, HD.

Qual é a melhor alternativa de banco de dados para o seu SAP Business One?

Está evidente que a SAP, em função das características excepcionais da plataforma HANA, está desenvolvendo uma série de funcionalidades somente para o SAP Business One HANA. Então se você pretende levar a sua empresa para um patamar mais elevado essa é a melhor escolha!

 Veja abaixo algumas das funcionalidades:

  1. Novas opções de indicadores de performance

  • Opção de acessos a relatórios e indicadores por nível de acesso;
  • Possibilidade de compartilhar documentos;
  • Capacidade de publicar e compartilhar documentos através do Portal Analítico para Cristal Reports e MS Excel
  • Relatórios podem ser agendados e emitidos de maneira recorrente, como diariamente, toda semana ou mensalmente, e serem enviados por e-mail;
  • É possível acessar os indicadores pela web ou em smartphones;
  • Opção de relatórios favoritos;
  1. Novas funcionalidades na página inicial do SAP Business One para HANA

  • Novos modelos de Telas de indicadores para Financeiro, Vendas Compras e Inventário;
  • O usuário pode criar suas próprias telas de indicadores;
  • Novas telas podem ser publicadas para todos os usuários;
  1. Novas opções de gerenciamento de programação de entregas

Com esta funcionalidade é possível melhor gerenciar a programação de entregas, os itens de estoque disponíveis, prazos, reprogramar entregas, uma série de recursos que facilitam muito a execução das atividades 

  1. SAP Business One HANA Enterprise Search

Com o SAP Business One HANA Enterprise Search você pode localizar trabalhar como se estivesse no Google. Você digita o que quer localizar, e o SAP traz informações que ele encontrou no banco de dados: como notas fiscais, parceiros de negócios (Cliente, fornecedores, vendedores,…), movimentações de finanças e muito mais.

  1. SAP Business One HANA – Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa é uma necessidade importante para qualquer organização, e com essa nova funcionalidade ela vai te ajudar a prever o seu fluxo de caixa com muito mais precisão. Você vai desenhar a linha do tempo e adicionar os cenários que quer adicionar não na sua analise, tudo em tempo real. É realmente incrível!

Podemos dizer que essa funcionalidade é o melhor fluxo de caixa já visto.

Conclusão

Clientes que estão planejando implementar o SAP Business One podem escolher a sua versão para SQL ou HANA.

Entretanto, analisando as melhorias que a SAP fez na sua versão para HANA, entendemos que a mesma está indo na direção de substituir totalmente suas versões em SQL para suas versões em HANA.  Por isto, sugerimos que avalie bem no momento de  escolher a sua plataforma .

Preço do SAP Business One for HANA

A licença do SAP Business One for HANA é o mesmo da sua versão SQL, o que muda é que o seu servidor precisa estar preparado para trabalhar com o HANA. Ou seja, por se tratar de computação em memórias, os servidores que trabalham com HANA são totalmente diferentes dos tradicionais.

Hoje, o preço de hospedar o SAP na nuvem na versão HANA não é um limitador. A diferença de preço não é grande, acho que vale a pena considerar essa opção.

Já tenho o SAP Business One SQL, como faço para migrar para o SAP Business One HANA

Se você já tem o SAP Business One SQL alguns cuidados precisam ser observados antes de sair migrando de plataforma, são eles:

  • Confira se todos os ADD-on’s que você utiliza estão prontos para trabalhar com o HANA, para isso consulte seus fornecedores;
  • Confira se o seu SAP tem alguma integração com outra plataforma desenvolvida. Se sim, isso precisa ser refeito. Se você trabalha com WEBSERVICE, as mudanças não são grandes, mas é preciso planejar e testar adequadamente;
  • Faça uma cotação de preço de hospedagem da solução, e observe se ela tem clientes rodando em HANA. Essa solução ainda é nova para algumas empresas, então se certifique que a mesma tem experiência com isso;
  • Existe como migrar os dados do banco de dados do SQL para o HANA. Naturalmente é importante tratar isso com atenção. Criar uma base de testes migrada, validar todos seus processos com os usuários. Depois de tudo testado, programar nova migração e partir para go-live;

Espero que tenha contribuído com você! Se achar que posso ajudar com algo mais pode entrar em contato comigo, meu e-mail é marcosleite@artsoftsistemas.com.br e você pode me encontrar nos telefones: (11) 3090-4433 – (21) 3216-9100

 

Marcos Leite

VP Vendas e Marketing em Grupo Artsoft
VP Vendas e Marketing em Artsoft Sistemas
Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle.
Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft.
Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

hana, SAP B1 HANA, sap business one for hana, SAP Business One HANA


Marcos Leite

VP Vendas e Marketing em Artsoft Sistemas Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle. Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft. Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

Deixe uma resposta:


São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - 10 andar - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: