Blog Artsoft para SAP Business One

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Hotel Urbano, um caso de sucesso da Artsoft SAP e SAP

Desde que foi fundado, em janeiro de 2011, o Hotel Urbano tornou-se a agência de viagens online líder no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia de sua operação, diariamente, a empresa oferece mais de três mil opções de viagens a preços acessíveis para os principais destinos turísticos do Brasil e do exterior em seu site, além de mais de 180 mil opções de hospedagens em todo o mundo!

Leia abaixo o Case de Sucesso do Hotel Urbano:

 

O crescimento do Hotel Urbano pode ser traduzido em números:

Apenas em 2012, comercializou 1,6 milhão de diárias, o que significa mais de uma diária vendida a cada 20 segundos. Para este  ano,  a  empresa  espera  superar  a marca  de  2,5 milhões  de  diárias vendidas!

Todas essas transações são realizadas por meio de uma plataforma online chamada Admin, desenvolvida internamente pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Hotel Urbano. Através desse sistema, a agência publica todas as suas ofertas, que mudam diariamente, e administra e gerencia as vendas  das diárias e pacotes via site.

De fato, a solução possui capacidade para lidar com o grande volume de vendas. No entanto, a partir de um dado momento, os controles financeiros que seguem as vendas, que eram realizados manualmente através de planilhas, ficaram muito difíceis de gerenciar. “O volume de vendas cresceu muito e começamos a não mais dar conta de seguir com processos manuais para fechamento financeiro”, afirma Eduardo Sampaio, gerente financeiro de projetos do Hotel Urbano.

Otimização da Gestão Financeira

No início de 2012, o Hotel Urbano entendeu que era hora de implementar uma solução de gestão corporativa para automatizar os processos financeiros por trás de seus serviços. A companhia optou pelo SAP Business One, e escolheu a Artsoft SAP para cuidar do projeto de implementação da solução. “O Admin lida muito bem com os processos peculiares do Hotel Urbano, bem como com o grande volume de vendas realizadas diariamente através do nosso site”, diz Sampaio. “Por isso mesmo queríamos uma solução que pudesse ser facilmente integrada a ele, ao invés de substituí-lo.”

Uma equipe de 15 profissionais, entre especialistas de TI do Hotel Urbano e consultores da Artsoft SAP, integrou o SAP Business One ao Admin em apenas cinco meses. “Apesar da engenharia complexa e de processos que mudam rapidamente – e mudaram ao longo do projeto –, a implementação do SAP Business One foi simples”, afirma Danielle Ribeiro, executiva de contas da Artsoft SAP. “Primeiramente porque o SAP Business One é uma solução de fácil implementação para empresas de pequeno e médio porte, mas também porque o Hotel Urbano tem seus processos muito bem desenhados.”

Processos mais Ágeis

Hoje o SAP Business One cuida de toda a parte financeira do Hotel Urbano. O Admin realiza as vendas e envia para o novo sistema de gestão as informações sobre valores, formas de pagamento, validade do pacote e números de pedido de cada compra. A partir daí o SAP Business One cuida de todo o processo, até a emissão das notas fiscais para o cliente. “As informações são passadas à área de Contas a Pagar, que faz a comunicação bancária e, então, emite as notas fiscais de serviços”, detalha a executiva de contas. Também ficam a cargo do SAP Business One os processos de fechamento financeiro do Hotel Urbano.

Com o SAP Business One, o Hotel Urbano ganhou muito mais velocidade em suas rotinas contábeis e fechamento financeiro. “Hoje temos muito mais agilidade e dinamismo em nossos processos”, afirma Eduardo Sampaio.

Inteligência do Negócio

Além de processos mais rápidos e confiáveis, o Hotel Urbano passou a contar com relatórios detalhados sobre os seus negócios. O SAP Business One gera dashboards que permitem aos executivos do Hotel Urbano identificar as regiões para as quais mais vendem, bem como os destinos turísticos mais procurados. Também é possível saber quais os tipos de produtos, parceiros de hospedagem ou companhias aéreas mais rentáveis. “Isso nos permite oferecer os melhores pacotes ao mercado, com a certeza de lucratividade para a empresa também”, afirma Sampaio. “Além disso, estamos preparados para tomar ações promocionais e de negócios em tempo real de forma a assegurar ofertas valiosas aos nossos clientes”, celebra o executivo.

Do ponto de vista tecnológico, o Hotel Urbano está preparado para rapidamente absorver mudanças em seus processos de negócios. “O SAP Business One é simples de ser configurado e permite ajustes rápidos. Assim estamos sempre preparados para atender a novas demandas de mercado antes mesmo que elas impactem nosso negócio”, conclui.

Com a adoção da solução SAP o Hotel Urbano ganhou fôlego para seguir crescendo rapidamente. Tanto é assim que a companhia trabalha com a expectativa de chegar a um faturamento de R$ 450 milhões em 2013, ante receita de R$ 280 milhões registrada em 2012.

Os resultados do rápido processamento de dados financeiros, somado à facilidade de contar com informações relevantes que garantem inteligência ao negócio já levam o Hotel Urbano a estudar a adoção do SAP HANA como forma de ganhar ainda mais velocidade no levantamento e análise de relatórios e dashboards que suportam decisões estratégicas na companhia.

Marcos Leite

VP Vendas e Marketing em Grupo Artsoft
VP Vendas e Marketing em Artsoft Sistemas
Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle.
Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft.
Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

Artsoft, Hotel Urbano, sap, sap business one


Marcos Leite

VP Vendas e Marketing em Artsoft Sistemas Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle. Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft. Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

Deixe uma resposta:


São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - 10 andar - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: