fbpx

Blog Artsoft para SAP Business One

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

comunicação bancária para SAP Business One

Comunicação Bancária com o SAP Business One

O pagamento em boleto bancário é um método de pagamento brasileiro muito popular entre empresas (B2B), mas também muito utilizado em empresas B2C, para consumidores que ou não possuem cartão de crédito ou apenas preferem a segurança de pagamentos em boletos.

Para melhor administrar seus recebíveis em boleto adicionamos um ADD-on no SAP Business One  que entre outras coisas simplifica o processo de emissão, baixa e comunicação com o sistema dos principais bancos no Brasil.

Como funciona a emissão, baixa e conciliação das vendas em Boleto Bancário no SAP Business One?

A partir da instalação desse plug-in, você ativa a funcionalidade de boletos no SAP Business One. Nesse momento várias funcionalidades são ativadas como:

  • Emissão de boleto automático a partir do momento da emissão da nota fiscal;
  • Emissão do boleto bancário a partir do lançamento do pedido de vendas;
  • Emissão de boleto Bancário em Lote para você gerar de uma só vez uma remessa para o banco ou para você mesmo imprimir todos os boletos;

A partir desse momento da emissão existem duas maneira de mandar a notificação para os bancos sobre essa emissão:

  1. A primeira opção é carregar de maneira manual um arquivo gerado no SAP Business One e fazer upload no site do banco para que o mesmo reconheça os boletos pagos e nos informe também os que não foram pagos. (A partir disso é possivel fazer as instruções de protesto e cobrança de juros por exemplo)
  2. A outra maneira é utilizar uma VAN (VAN é uma rede privada que permite que empresas troquem informações de forma segura. No caso da VAN Bancária, a troca ocorre entre os bancos e os clientes.) Desta maneira não preciso fazer a atualização manual, entrando e saindo do internetbank para fazer download e upload das informações dos Boletos.

Independente da sua maneira de atualização do sistema, utilizando ou não uma VAN, com esse plug-in o sistema vai dar como recebido os títulos pagos e deixar em aberto os títulos não pagos. Nos podemos nesse momento configurar o SAP Business One para que gere uma atividade de cobrança para alguém no financeiro fazer contato com o cliente. Com isso seu processo fica enxuto, automatizado e integrado.

Como fazer a conciliação dos recebíveis das vendas em Cartão de Crédito ou Débito?

Para fazer a conciliação das vendas utilizando cartão de crédito ou débito, é preciso primeiramente que seu PDV (ponto de venda) esteja conectado ao TEF (Transferência eletrônica de fundos) para que as vendas sejam identificadas com o numero de autorização fornecidos pelas operadoras. Sem isso, você até pode digitar esse numero na venda manualmente, quando você usa POS e não TEF, mas acaba deixando isso a cargo de uma pessoa, e pode haver erros de digitação.

Quando você utiliza o TEF através de empresas homologadas como a PAYGO ou a Software Express elas ja nos fornecem o meio necessário para capturar as informações dos recebimentos previstos, e nos permitem que seja feita a conciliação dessa informação.

Com isso você vai ter a certeza de quais vendas foram ou não pagas, e melhor gerenciar os recebíveis junto as suas operadoras.

Como fazer a conciliação automática dos extratos bancários no SAP Business One?

Esse mesmo plug-in de conexão bancário que adicionamos ao SAP Business One também permite que você faça a conciliação dos extratos bancários com o sistema. Com isso o sistema já identifica no extrato os pagamentos e os recebimentos feitos via boleto bancário, também sinaliza para você as possíveis conciliações (Compromissos no contas a pagar e contas a receber, não feitos via boleto, que por valor e proximidade de vencimento parecem que são conciliáveis, basta sua confirmação ou não) Alem disso, as tarifas e outras despesas já são integradas bastando apenas você confirmar o tipo de despesa ou receita.

A conexão do SAP Business One com o banco também pode ser feita de forma automatizada através do uso da VAN (Value Added Network ou Rede de Valor Agregado) ou através de upload e download de aquivo do extrato.

Como fazer pagamentos no SAP Business One e transmitir para os Bancos?

O pagamento de títulos de concessionárias, impostos, ou fornecedores podem ser automatizado com o mesmo plugg-in de integração bancária. Nele você seleciona os títulos que vai fazer os pagamentos no sistema, que automaticamente é cadastro esses compromissos para pagamento no banco. Basta você logar no internet banking, digitar sua senha e confirmar o pagamento. Simples assim, simplificando todo aquele processo de lançamento dos titulos no internet banking.

Dentro destas soluções ainda existem outras funcionalidade interessantes que foram desenvolvidas para facilitar o dia a dia de um profissional da área de finanças e que podem agregar bastante valor como: assistentes de pagamento, demonstração e simulação de fluxo de caixa e etc.
Saiba como o SAP Business One pode te ajudar na nova transformacao digital
Saiba como o SAP Business One pode te ajudar na nova transformacao digital

boleto bancário, cnab, conciliação bancária, Rede de Valor Agregado, sap business one, Value Added Network, van

Deixe uma resposta:

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo | SP
• Tel.:(11)3090-4433
Rua México, 90 | 6° andar | Centro | Rio de Janeiro | RJ
Tel.: (21) 3216-9100


Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: